Semana inédita de atividades educacionais fomenta aprendizado e consciência financeira

Semana inédita de atividades educacionais
  • Enviar
  • Imprimir
20/03/2014

Semana inédita de atividades educacionais fomenta aprendizado e consciência financeira

O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) convida a todos para a primeira edição da Semana Nacional de Educação Financeira, a ser realizada entre os dias 5 e 9/5/2014, em diversas regiões do Brasil. O lançamento ocorreu durante a coletiva de imprensa na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quinta-feira, 20/03/2014.

Na ocasião, foram apresentados os temas selecionados para a Semana e as iniciativas que cada entidade participante do Comitê realizará. O evento ainda abrangerá diversos eventos educacionais gratuitos, além dos já promovidos em várias cidades do país.

A Semana também tem como objetivo divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

A programação já está disponível na página oficial do evento (www.semanaenef.gov.br) e envolve as ações desenvolvidas pelos integrantes do Comitê e pelos parceiros convidados. No entanto, mesmo não fazendo parte da programação oficial, interessados em organizarem outras atividades que obedeçam às diretrizes da ENEF, em especial a gratuidade ao público e a ausência de caráter comercial, bem como aos critérios de participação disponíveis na página oficial do evento, também estão convidados a participarem.

Além da CVM, o Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) é formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O CONEF também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF – Brasil) para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.